[MASOCH-L] Google Apps

Alberto Sá Júnior Infohall alberto.sajr at infohall.com.br
Mon Sep 17 12:09:05 BRT 2007

Prezado Giliardi,

Bom dia. Eu desaconselho o uso de serviços gratuitos tipo Google Apps, primeiro porque se amanhã ou depois a sua caixa de entrada sumir, fica difícil com quem reclamar (já li em conceituada revista de informática, sobre casos de sumirem os e-mail do Gmail e depois de uns dias, voltar a aparecer).

Usar um serviço tipo do Terra, ou outro provedor que ofereça serviço compartilhado tem a vantagem do baixo custo, você não tem dor de cabeça com o gerenciamento do serviço (diga-se mensagens presas em sua fila, spam, DoS, etc...), mas peca pela falta de personalização ou popdem haver problemas com lentidão na entrega/envio de mensagens.

Ter um servidor na sua infra, pode até ser um Qmail até um Exchange, vai te dar a dor de cabeça de gerenciar isso (ver problemas que citei acima, entre muitos outros).

Tem que botar os custos na ponta do lápis, ver o que é mais importante, lembrar de problemas como backup, queda do seu link, queda de energia, etc...etc...

Dá para mesclar as opções por exemplo tendo um servidor dedicado ou até mesmo virtual com algum painel que tye facilite o serviço tipo Plesk ou Cpanel em algum data center no Brasil. Vai te custar uma graninha, mas tem redundância de link, energia, climatização, segurança (firewall), etc...

Como falei...coloque as opções na ponta do lápis...

Atenciosamente,

Alberto Sá Júnior
alberto.sajr at infohall.com.br
Infohall Tech Solutions
Rua Joaquim Antonio Nascimento, 99 Cj. 13
Jd. Canadá - CEP 14024-180
Ribeirão Preto - SP - Brasil
Tel.: (16) 3902-3170
www.infohall.com.br