[MASOCH-L] Teste de Link.

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Sep 4 09:38:25 BRT 2007

   Como eu tenho a sorte de gerenciar vários servidores em diversos
links diferentes, é bem simples pra mim testar um novo link que eu tenha
instalado. Basicamente só trabalho com links de IP fixo. Se quero testar
o downstream de um novo link, disponibilizo arquivo de 200Mb nums 4-5
servidores meus, em links diferentes. Vou lá no servidor conectado ao
novo link e boto pra baixar tudo de uma vez, 6 wgets rolando
simultaneamente. E sempre tomo o cuidado de ter certeza que a banda dos
meus servidores de onde estou buscando o arquivo são suficientes para,
na sua soma, dar 300% do link que estou testando. Dessa forma, consigo
fácil testar o downstream.

   Pra testar o upstream, faço o contrátio. Disponibilizo um arquivo
grande no servidor hospedado no novo link, vou em outros 4-5 servidores
com links suficientes pra dar 300% de banda do novo link, e boto todo
mundo pra baixar o arquivão que disponibilizei.

   Isso tudo, aliado com uma ferramenta de gráfico de link, tipo
cacti/rrdtool/mrtg da vida, me mostra com exatidão se meu novo link está
realmente conseguindo 100% do prometido.

   Não gosto de utilizar sites de teste não. Por mais exatos que os
resultados apresentados sejam, o teste gerado por eles dura apenas
alguns poucos segundos. Fazendo do jeito que propus ai em cima, tomando
o cuidado de fazer fora do horário comercial pra não atrapalhar ninguém,
posso deixar rodando fácil fácil 2 horas no downstream e 2 horas no
upstream, tendo assim certeza que o link está 100% de fato, e não 100%
por alguns segundos.

   É trabalhoso, é menos prático que abrir um site e clicar num botão. É
um teste que exige que você tenha alguns servidores à sua disposição.
Mas .... tem dado absurdamente certo pra mim !

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br