[MASOCH-L] Mysql

Marcos Dutra macdutra at gmail.com
Fri Oct 26 16:47:15 BRST 2007

Obrigado pela ajuda, olha só que interessante, ontem eu fiz uma pesquisa bem
simples no modo de ver no banco de dados, queria ver o número de venda dos
vendedores no ano de 2004 no banco geral na tabela vendas, quado fazia essa
pesquisa travava todos que estavam em outra tabela no mesmo banco chamado
clientes, tanto para pesquisa como para alteração até o fim dessa pesquisa.
O select está abaixo e é feito por um programa em delphi.

select count(*) as total from vendas where func = "RAPHAEL" and
left(datahora,10) = "2004-01-01"

Pelo que eu entendi o cara que montou o programa queria fazer a pesquisa da
data de 2004 de cada vendedor para um relatório, ele estava fazendo com um
like mas trocou depois com o left, mas ainda não entendi do porque isso
afeta outras tabelas nada relacionado. Essa tabela tem mais de 1,3GB de
dados.
Além disso tem outras pesquisas também que eu vou verificar. Sobre os
indices criei os índices, realmente ajuda mas ainda estão esquisitos, queria
saber tb se a mudança do MyISAM para o INNODB faz alguma diferença
signicativa, aqui os programas todos fazem like e deixa a pesquisa pesada e
não temos como mudar isso na empresa.

Vou fazer testes também com o NOLOCK para ver se há ganhos de performance,
re respondendo a quem me ajudou em alguns selects tem join sim, mas como eu
só cuido do servidor preciso ver coim o programador depois o selects
certinho.

Muito obrigado por enquanto
Abraços
Marcos Dutra