[MASOCH-L] [OT] Equipamentos

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Oct 9 13:02:01 BRT 2007

Lao DanTong wrote:

> um appliance É uma solução de software! não se iluda. a caixa pode ser
> Nokia, lá dentro é FreeBSD!
>
> Existe um preconceito criado pelo marketing de que esses appliances são
> MUITO melhores que um PC com software customizado. surpresa: NÃO SÃO!

Em defesa de appliances, e por ter já trabalhado em uma empresa que
"fabrica" appliances, tenho a dizer que appliance tem vantagens sim.

O hardware é pre-testado com o software, não existem os milhares de
possíveis problemas de incompatibilidade ou insuficiência de hardware.
Além disso, o sistema opercional e o software podem ter otimizações
específicas para aquele hardware que não seriam possíveis de se fazer em
um software genérico.

Dito isto, concordo em um ponto: Appliance não é panacéia, e um
computador genérico pode ter desempenho e custo melhores que o
appliance, dependendo da aplicação, de quem vai dar o suporte, etc.

Quanto a appliance ser software, eu diria que está 90% correto.  Alguns
appliances podem ter sim hardware customizado.  Por exemplo, os
roteadores juniper são PCs simples rodando FreeBSD, certo?  Mais ou
menos.  As placas de rede deles são extremamente específicas.

Para quem quer simplicidade de gerencia, appliance pode ser uma solução
melhor a um custo maior.  Para quem quer desempenho e sabe fazer seu
próprio suporte, cada caso é um caso...