[MASOCH-L] Bloqueio de provedores

Gustavo Zamboni gzamboni at zael.com.br
Thu Nov 29 10:07:16 BRST 2007

Alias,
Estava lendo o contrato do serviço Speedy prestado aqui em SP e vejem o
item 14.12

14.12 O CONTRATANTE neste ato, autoriza expressamente a CONTRATADA a
enviar ao CONTRATANTE, e-mails, malas diretas, encartes ou qualquer
outro instrumento de comunicação ofertando serviços e/ou produtos da
CONTRATADA, empresas  a esta relacionadas ou parceiras, bem como
fornecer a estas os dados cadastaris/pessoais fornecidos para a presente
contratação, para a oferta de seus produtos e/ou serviços.

Resumindo, eles podem vender os dados para qualquer outra empresa e
estas explorarem e entupirem a gente de propaganda que eles estão livres
da responsabilidade. Tudo bem que qualquer um pode pegar os dados de
qualquer um hoje em dia (acho que isso nem é o problema), mas é bem anti
ético colocar isso no contrato.

Acredito que isso não ocorra apenas nos contratos da Telefônica.

Aliás, o contrato deles é bem antigo, já houve varias mudanças como uma
decisão judicial que saiu  que diz que  eles não podem obrigar  o
usuário a ter um provedor (que eles chamam de acesso, mas na realidade é
de conteúdo),  caracterizado como venda casada ( link da decisão
judicial: http://www.jfsp.gov.br/noticias/2007/ago/070829Speed.htm )
porem o contrato deles ainda tem o artigo dizendo que é obrigado a ter
um provedor e bla bla bla.

Como é que a Anatel deixa isso passar, é papel da Anatel ou da justiça
agora tomar as devidas providências ??
Os caras cometem varias infrações e não são punidos, não entendo isso.
Será que no Brasil existe impunidade ??
Bom, se existe deve ser para os grandes, porque se eu faço qualquer
coisinha errada, já levo uma punição, um exemplo é no transito.
Aí quando é para o povo a coisa funciona.

Ah , se alguem tiver esta lista eu tambem quero...

Gustavo Zamboni

Zael Eletroeletrônica LTDA
tel +55 (11) 2577 2233
tel +55 (11) 2276 2227