[MASOCH-L] HDs SATA x SAS

Brivaldo Junior condector at debian-ms.org
Fri Nov 23 10:56:18 BRST 2007

Caro Jean,

  Vamos por partes, primeiro o SATA tem uma interface de banda dedicada por
dispositivo, então, ele consegue equilibrar bem
6 HDDs (Hard Drive Devices), já o SCSI compartilha esta interface de banda
com os 6 dispositivos. Ambas as tecnologias suportam
comandos de fila, embora nem todos os HDDs SATA suportem isso.

  Quanto a velocidade, ambos, SATA e SCSI estão disponíveis em 15.000 rpm,
então em termos de velocidade não vamos ter
grandes diferenças.

  Só para deixar claro do porque estou falando de SCSI, é porque o SAS nada
mais é do que uma nova abstração da forma como o
SCSI trabalha, então entenda SAS como SCSI melhorado ok? (isso é simplista
demais eu sei, mas para fins de entendimento serve).

  Tradicionalmente, tecnologias seriais são boas para dispositivos como
teclados e mouses, mas muito lento para altas taxas de
transferência de arquivo necessárias em armazenamento. A tecnologia serial
melhorou ao ponto de se tornar uma alternativa viável
rapidamente. [2].

  Para servidores você deve optar pelo SCSI/SAS, como já foi falado, o SAS é
uma nova forma de interação do SCSI. Tenha em mente que o SAS não vai ser
mais rápido nem mais lento, apenas simples para instalar. Quando você pensar
numa razão para
pagar por um HDD SCSI/SAS ao invés de um SATA, que sejá pela segurança e
confiabilidade e não só pela velocidade. Tenha em mente também que HDDs
SATA/PATA não foram feito para trabalhar 24/7/265, e se forem forçados a
isso podem falhar inesperadamente.

  Uma idéia interessante é você, por exemplo, comprar um sistema SAS e
conectar discos SATA mais barato em RAID para transformá-los em discos de
armazenamento. SATA é bom para arquivos grandes como filmes, fotos e
músicas, até porque
se um disco com esse tipo de informação falhar (e essa informação não for
vital para a empresa é claro), ele pode ficar desligado
sem grandes problemas.

Ref.:
[1] http://www.tomshardware.com/forum/178943-32-scsi-sata
[2] http://www.infotech.com