[MASOCH-L] Banco Real
Gustavo Zamboni
gzamboni at zael.com.br
Wed Nov 14 11:13:53 -03 2007
Eu concordo com sua tese dita anteriormente Dantong,
Se o computador esta comprometido, não adianta colocar mil barreiras que
é só uma questão de tempo para se achar as brechas.
E obrigado a você e a todos pelas indicações dos softwares de
sincronização de pastas e arquivos,
Gustavo Zamboni
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Lao DanTong escreveu:
> On Wed, 14 Nov 2007, Nelson Murilo wrote:
>
>
>> On Tue, Nov 13, 2007 at 11:02:47PM -0300, Tukso Antartiko wrote:
>>
>>> Se acha que o próprio autor do artigo que citou não foi claro,
>>> tentarei clarear porque a citada brecha é apenas uma hipótese que não
>>> atende ao questionamento inicial.
>>>
>> Ai e´ que esta´, nao e´ hipotese. Existem malwares utilizando este
>> tenico desde 2004, pelo menos.
>>
>
> ainda que fosse só uma hipótese, já seria um problemão, pois existindo a
> possibilidade é só uma questão de tempo para aparecer um exploit.
>
>
>>> Antes de tudo minha pergunta foi sobre tokens. Como você sabe bem não
>>> é possível reutilizar a autenticação do token, portanto a suposta
>>> brecha se restringira a corromper uma transação legítima mas esta
>>> abordagem não se sustenta por, dentre outros motivos, supor que as
>>> mensagens são previsíveis.
>>>
>> Aqui fica claro que a tecnica ainda nao esta clara. O malware
>> nao resume nada, ele simplesmente usa uma conexao (e portanto
>> ja passamos da fase de autenticacao) estabelecida, portanto
>> tanto faz que se use OTP, certificado digital, biometria
>> ou qualquer combinacao destas.
>>
>
> essa é a essência do ataque de man-at-the-endpoint. Schneier nota que o
> importante não é autenticar o usuário muito menos a plataforma, mas sim a
> transação. os bancos estão fazendo exatamente o contrário. fazem um
> esforço danado para autenticar a sessão, "identificar o computador",
> bobagem implantada pelo Banco do Brasil, etc. e continuam deixando a
> transação ao deus-dará, portanto continuam vulneráveis a ataques de
> endpoint. e, me parece, que o problema está exatamente na falta de
> compreensão do problema pelo pessoal de TI dos bancos.
>
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