[MASOCH-L] Banco Real

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Nov 14 08:53:27 BRST 2007

On Wed, 14 Nov 2007, Nelson Murilo wrote:

> Ai e´ que esta´, nao e´ hipotese. Existem malwares utilizando este
> tenico desde 2004, pelo menos.

ainda que fosse só uma hipótese, já seria um problemão, pois existindo a
possibilidade é só uma questão de tempo para aparecer um exploit.

> Aqui fica claro que a tecnica ainda nao esta clara. O malware
> nao resume nada, ele simplesmente usa uma conexao (e portanto
> ja passamos da fase de autenticacao) estabelecida, portanto
> tanto faz que se use OTP, certificado digital, biometria
> ou qualquer combinacao destas.

essa é a essência do ataque de man-at-the-endpoint. Schneier nota que o
importante não é autenticar o usuário muito menos a plataforma, mas sim a
transação. os bancos estão fazendo exatamente o contrário. fazem um
esforço danado para autenticar a sessão, "identificar o computador",
bobagem implantada pelo Banco do Brasil, etc. e continuam deixando a
transação ao deus-dará, portanto continuam vulneráveis a ataques de
endpoint. e, me parece, que o problema está exatamente na falta de
compreensão do problema pelo pessoal de TI dos bancos.