[MASOCH-L] Banco Real

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Nov 14 00:02:47 BRST 2007

Se acha que o próprio autor do artigo que citou não foi claro,
tentarei clarear porque a citada brecha é apenas uma hipótese que não
atende ao questionamento inicial.

Copiando novamente da sua referência:
"These Trojans install themselves on unsuspecting users' PCs and
either capture user log-on credentials or manipulate transactions
after a successful log-on."

Antes de tudo minha pergunta foi sobre tokens. Como você sabe bem não
é possível reutilizar a autenticação do token, portanto a suposta
brecha se restringira a corromper uma transação legítima mas esta
abordagem não se sustenta por, dentre outros motivos, supor que as
mensagens são previsíveis.

Se acha que a referência foi insuficiente você poderia citar (ou
redigir) um artigo,  de uma publicação científica respeitável, que
demonstre que o Worm X e suas variações, manipula com sucesso as
transações usando token de Y % dos Z maiores bancos privados que
utilizam este mecanismo de autenticação.

Se este percentual for desprezível, tenderei a acreditar que um
eventual problema não está relacionado à uma tecnologia específica,
mas sim à falha de implementação de determinados bancos.

Não tenho intenção de resolver problema nenhum, por enquanto ainda
estou buscando evidências que demonstrem que ele existe, enquanto isso
trata-se apenas de uma suposição sem efeito prático.