[MASOCH-L] Rede Wireless - DHCP

Rodrigo rodrigo at faculdadedecision.com.br
Mon Nov 12 18:52:33 BRST 2007

Olá pessoal.

Tenho uma rede wireless e um servidor DHCP rodando em Linux.
7 APs em um predio com 6 andares.
Para a instalação da rede Wireless foi realizado um 'site survey'. As
antenas foram posicionadas em locais adequados,
há pouca interferencia (praticamente nula), não há área de sombra, a
qualidade do sinal varia de 'Boa' a 'Ótima'.

A alguns dias tenho observado comportamentos estranhos como máquinas
rodando Windows XP/Vista (notebooks)
não conseguem obter endereçamento IP do servidor, apesar de este estar
respondendo perfeitamente para a rede 'com cabos'.

A mesma maquina que não consegue obter IP via wireless, consegue via cabo.

E não são todas as maquinas que apresentam essa dificuldade.

Fora isso, tenho tambem observado que as maquinas ficam mandando pacotes
DHCP (DHCPREQUEST) frequentes ao servidor.
Claro, há a resposta do servidor (DHCPACK), mas até parece 'conversa de
louco', não pára nunca !

Outra coisa que observei: minha máquina, por exemplo, rodando XP,
conecta-se perfeitamente à rede wireless (ip via DHCP).
Depois de alguns minutos, entre 5 ou 7 pacotes DHCP são enviados ao
servidor (DHCPREQUEST), este servidor
responde (DHCPACK), mas a conexão cai.

Confesso que estou com dificuldades de entender o que de fato esta
acontecendo.
A origem do problema PARECE ser Wireless, pois como o mesmo servidor
DHCP atende a rede "wiremore" ;-),
e nessa não há problemas ...