[MASOCH-L] Quagga para roteamento fast-ethernet

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Wed Nov 7 11:08:07 BRST 2007

Fabrício Veiga escreveu:

> Só uma dúvida: para fazer o roteamento desse link, vou precisar fazer
> algum tipo de NAT ? Ou simplesmente configuro as interfaces de rede
> conforme dados da Embratel

    Vai depender da sua aplicação. A Embratel vai certamente te entregar
um bloco de endereços IPs válidos. Se você for um provedor e tiver
vários usuários rádio, citando um exemplo, certamente em algum momento
você vai querer/precisar fazer NAT antes de jogar pra Embratel. Mas se
todas as máquinas da sua rede tiverem IPs válidos dentro do bloco IP que
a Embratel te designou, então não precisa de NAT.

    Do ponto de vista da Embratel, você precisa SIM só jogar tráfego no
circuito dela com origem do bloco IP que ela te forneceu. Se precisa ou
não de NAT, isso depende da sua rede e ninguém pode te responder isso
automagicamente.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues