[MASOCH-L] Problema com gateway de e-mail Postfix

Jeronimo Zucco jczucco at ucs.br
Wed May 16 17:12:31 BRT 2007

Olá, lista.

    Estou tendo problemas com o transport no postfix para usuários não
existentes.

    Minha estrutura é assim:

     internet

(1) Antivirus/Antispam

(2) SMTP interno
     |      |      |
(3) Backends

  BD usuários: openldap.

main.cf SERVER 1 (antivirus):

transport_maps = ldap:/etc/postfix/ldap-transport.cf

-> This consult the ldap server for the backend server where is the
Maildir:
query_filter =
(&(&(objectClass=CourierMailAccount)(|(mail=%u)(maildrop=%u)))(|(accountStatus=enabled)(accountStatus=forward)))

result_attribute = mailhost
result_filter = smtp:%s

main.cf SERVER2 (internal smtp):
transport_maps =  hash:/etc/postfix/transport

transport of server 2:
*                       smtp:[server1.domain.com]
# roda anti-virus antes de fazer a entrega

Para contas existentes, funciona sem problemas, porém quando a conta não
existe no ldap, o remetente recebe essa mensagem, ao invés de "user not
found":

relay=none, delay=0, status=bounced (mail for domain.com loops back to
myself)

    Está funcionando, mas gostaria que o postfix respondesse que o
usuário não existe ou mesmo impedir a entrega logo no início quando
passa no primeiro SMTP. O SERVER 1 é o MX, se eu tirar o transport do
SERVER 2(smtp interno), o erro permanece.

Agradeço qualquer dica.

--
Jeronimo Zucco
Núcleo de Processamento de Dados