[MASOCH-L] RES: CNAME_lookup_failed_temporarily

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Sat Mar 17 13:21:18 BRT 2007

A mensagem sugere que algum tipo de resolução de um registro CNAME. Não
conheço Qmail, mas será que está sendo enviado algum email como
fulano at algum_host.terra.com.br ?

Quando se usa CNAME em DNS, apesar de teoricamente ser prático, organizado e
etc, obriga-se o resolver a fazer 2 interações ao invés de uma. A primeira
interação recebe o CNAME e é feita uma segunda interação para "resolver" o
CNAME. Se o DNS está sobrecarregado e/ou mal-configurado e/ou existe algum
tipo de sistema que impeça muitas queries em um curto espaço de tempo (para
evitar harvesting de registros em uma zona, por exemplo), essa segunda query
poderá falhar. Ou seja, a primeira recebe o CNAME e a segunda dança.

Observe que o problema pode estar também no SEU próprio resolver, que não
está tendo fôlego (processamento, banda, etc) para fazer essa segunda query
pelo cname em tempo hábil.

Você conseguiu isolar o remetente e destinatário da mensagem que é geradora
deste problema ou é sempre aleatório ?

Abs.