[MASOCH-L] Anti-spam do Terra

Jeronimo Zucco jczucco at ucs.br
Thu Jun 28 16:07:38 BRT 2007

    Desenvolvi alguns scripts que enviam e-mails usando o MUA sendEmail
( http://caspian.dotconf.net/menu/Software/SendEmail ) e estou
enfrentando o seguinte problema com o provedor TERRA:

    Se o usuário do Terra tiver contratado o serviço de
anti-spam/anti-virus, o corpo da mensagem chega vazio, O remetente e
assunto aparecem ok, e com um anexo chamado "bodypart.txt".  Olhando o
código fonte da mensagem, percebo que o corpo da mensagem está lá, me
parece que o Terra ao fazer a verificação com anti-virus e anti-spam
desmonta a mensagem para verificar se ela possui anexos e quando a
reconstrói, não a reconstrói corretamente.

    Ressalto que se a conta do Terra não tiver anti-virus/anti-spam
contratado, o e-mail chega em perfeitas condições, com o corpo da
mensagem. Em demais testes que eu fiz (gmail, yahoo, hotmail, pop, uol)
não ocorre esse problema. Sugeri aos assinantes colocarem o e-mail do
remetente na whitelist, mas me parece que isso resolveu somente em
alguns casos.

    Como não sou assinante do Terra, não tenho como abrir chamado lá
para comunicar do problema, por isso peço se alguém da administração do
e-mail do Terra ler essa mensagem, por favor entre em contato comigo,
estou a disposição caso deseje realizar algum teste.

    Esse script que me refiro que usa o sendEmail é utilizado para
redirecionamento de mensagens, caso meu usuário não deseje recebê-la no
meu servidor. Tive que desenvolver o script porque estava enfrentando
problemas com SPF/SRS usando apenas alias no postfix.

obrigado.

--
Jeronimo Zucco
Núcleo de Processamento de Dados