[MASOCH-L] Problemas com OpenVPN+Quagga

Rodrigo Santos rodrigo.santos at getnet-tecnologia.com.br
Sun Jun 24 08:59:26 BRT 2007

Boa Tarde Senhores,
estou enfrentando alguns problemas relacionados ao servidor OpenVPN e
gostaria de saber se alguém teria alguma dica para me passar: possuímos
alguns servidores OpenVPN configurados que possuem vários túneis. Nesse
servidor roda o Quagga/Zebra na qual com cada um desses túneis/neighbors
temos uma sessão BGP rodando.

O que tem frequentemente acontecido é que em um servidor que possui 3
túneis/3 sessões BGP, quando um desses túneis cai por vezes acaba afetando
as demais sessões BGP configuradas (ficam Idle ou Active), apesar de não
derrubar os demais túneis.

Nesses casos, nem mesmo clear ip bgp <neighbor> in e out resolve o problema.
As vezes é preciso reiniciar o Quagga, as vezes é preciso derrubar os demais
túneis em ambas as pontas para que a sessão BGP volte ao ar. (mesmo aquelas
que não caíram mas foram afetadas pela queda de um terceiro túnel).

Alguém teria alguma dica para tentarmos resolver esse problema. Algum patch,
nova versão, qualquer dica será bem vinda.

Quagga (version 0.99.6)
Linux Debian 3.1 Kernel 2.6.20.1

Rodrigo Santos
Systems Engineer
MCP/MCSA+Messaging/MCSE Windows 2000
MCSA/MCSE Windows 2003
Cisco Certified Network Associates (CCNA)