[MASOCH-L] e-Mails "falsos" ... Provocando um pouquinho.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Mon Jun 11 16:26:11 BRT 2007

Rodrigo,

Acho que você já entendeu o problema pelas respostas do pessoal, só para
fazer um resumo:
- o domínio está mesmo sem SPF
- aquela mensagem seria bloqueada se tivesse SPF
- o Terra não tem obrigação de publicar seu SPF, aliás, desconheço
provedor que faça essa configuração sem que o cliente solicite
- seu próximo passo é solicitar ao Terra a configuração do SPF

Para solicitar essa configuração, você precisa estar consciente de onde
partem seus e-mails:
- se todos os e-mails @sini.com.br saem pelo Terra, basta solicitar que o
SPF seja igual do Terra, os colegas da lista podem me ajudar, mas acho que
isso resolve:
"v=spf1 include:terra.com.br -all"
- se ocasionalmente você pretende utilizar algum software para envio de
e-mails, sem usar o SMTP do Terra, isso será possível com IP fixo no
cliente, adicione o IP no lugar dos XXX:
"v=spf1 include:terra.com.br ip4:XXX.XXX.XXX.XXX -all"
- se algum diretor usa algum outro provedor para enviar e-mail
@sini.com.br, em viagem, ou algo assim, não será possível implementar SPF

Acho que seu caso é o primeiro mesmo, quando pedir isso ao Terra peça para
validarem se está correto, depois se quiser podemos ajudar a testar para
ver se está funcionando corretamente.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI