[MASOCH-L] e-Mails "falsos" ... Provocando um pouquinho.

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Mon Jun 11 12:49:20 BRT 2007

Rodrigo,

Sem tomar partido, mas você tem agredido o Terra e não demonstra
tecnicamente onde eles falharam.

No cabeçalho que você enviou, tem a seguinte linha:
Received-SPF: none (mx4.terraempresas.com.br: 87.251.161.48 is neither
permitted nor denied by domain of xxx.com.br)

Isso diz que o SPF nem bloqueou nem liberou, o que, tecnicamente falando
leva a duas possíveis opções:
- o SPF nem está configurado
- o SPF está configurado com ?ALL ou ~ALL no final

Como você não abre seus cabeçalhos completos na lista, não temos como
saber qual das duas opções ocorreram, mas ambas inocentam o Terra.

Também como já foi colocado na lista, o SPF só checa o Return-Path, não o
>From que vem nos dados do e-mail e que normalmente aparece nos MUA.

Dessa forma fica difícil alguém de ajudar, pois está palavra contra palavra.

Sugiro abrir os cabeçalhos completos na lista, ou então, para evitar
exposição, coloca temporariamente em alguma URL ou manda em PVT para
alguns participantes que já se propuseram a ajudar, estou a disposição
também para qualquer coisa.

Agora, se você realmente estiver insatisfeito com provedores, você tem a
opção de hospedar os e-mails internamente em um servidor próprio e colocar
todos os filtros que quiser, podemos dar um monte de palpites sobre isso.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br