[MASOCH-L] RES: RES: RES: IPs China, corea, etc.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Jun 5 18:09:14 BRT 2007

On Tue, 5 Jun 2007, Renato Frederick wrote:

> Concordo com você, afinal ao prover acesso via wireless, por exemplo,
> teremos clientes de diversos provedores e o SPF atualmente não deixa mais o
> cliente usar o nosso próprio SMTP.

como assim? para o cliente usar um agente de submissão ele deve antes de
mais nada se autenticar nele e usar preferencialmente a porta 587/tcp, e
mais preferencialmente ainda sob TLS. Nessas condições SPF não se aplica.

> Mas não entendo porque o cliente que assina o "IG" teria que acessar o SMTP
> do UOL, por exemplo. Se bem que este argumento atualmente é meio falho,
> afinal acesso discado está caindo de uso.

creio que voce esteja misturando canais, acesso é acesso, serviço é
serviço. posso aceder à rede num hot spot do aeroporto e usar o servidor
de e-mail do meu escritório, mas sempre faço isso do jeito certo: porta
587/tcp, autenticação e TLS.

porta 25 tem sim que ser bloqueada porque é o caminho dos spambots. spam
tem que matar no ninho e usuário final nenhum tem que bedelhar na porta
25, que serve para transporte de e-mail entre MTAs.