[MASOCH-L] Servidor de e-mail com dois IPs

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Jul 6 15:23:28 BRT 2007

On Fri, 6 Jul 2007, Gustavo Figueira wrote:

> 2 - Configurar um segundo MX no DNS com prioridade menor (a operadora B tem
> um link menor). O Fw faz nat para o servidor de e-mail. O meu tráfego de
> entrada estaria garantido.

isto me parece melhor e mais de acordo com a idéia dos MX.

> Eu já brinquei com iproute2 e configurei duas rotas saíndo por 2 links
> diferentes com pesos diferentes. Eu teria que criar um script (isso é mole)
> pra detectar se algum link caiu e jogar a rota default para o link que está
> disponível ou isso é automático? Meu medo é o chaveamento disso, pois o
> servidor de e-mail não vai saber de nada, logo ele vai achar q nao consegue
> falar com um determinado host e vai colocar a msg na fila.

colocar msg na fila é o que melhor os MTAs sabem fazer. em primeiro lugar,
separe os dois problemas, e-mail é uma coisa, roteamento é outra
totalmente diferente.

não gosto desse arranjo, se voce quer mesmo redundância com duas
operadoras deveria partir para uma solução profissional: sistema autônomo,
bloco de endereços próprios e BGP-4, qualquer outra coisa é gambiarra,
funciona, mas sempre na base do quebra-galho. e quem quebra galho é
macaco gordo. já considerou ter dois links separados com a MESMA
operadora? ou se a operadora não é confiável, simplesmente trocar de
operadora?

rotas com pesos diferentes (assim como dois MXs com prioridades
diferentes) vão fazer com que um link fique ocioso enquanto outro carrega
as pedras. acho que não é isso que você quer. experimente com o mesmo
peso, mas faça o balanceamento por conexão e não por pacote, senão haverá
problemas com o tcp embora udp/icmp funcionem ok.