[MASOCH-L] Servidor de e-mail com dois IPs

Gustavo Figueira guxtavo at gmail.com
Fri Jul 6 15:12:57 BRT 2007

PessoALL,

Gostaria de saber a opinião dos Senhores sobre a seguinte questão:

Minha estrutura atual é um Firewall (iptables) fazendo Nat da porta 25 para
um servidor e-mail na DMZ. O ip do Fw é o host mail e o reverso está
configurado para ele tb. A estrutura funciona corretamente.

Estamos querendo contratar outra operadora (outros ips) para que caso a
operadora A fique indisponível, ainda temos acesso a Internet pela B.

Logo pensei nas seguintes propostas:

1 - Os dois ips das duas operadoras fazendo nat para a porta 25 do servidor
DMZ. Configurar um DNS round robin para o host mail dizendo que ele tem dois
IPs. Dessa forma se a operadora A ficasse down, o ip da B seria usado. O meu
tráfego de entrada estaria garantido, mas e o de saída?

2 - Configurar um segundo MX no DNS com prioridade menor (a operadora B tem
um link menor). O Fw faz nat para o servidor de e-mail. O meu tráfego de
entrada estaria garantido.

Eu já brinquei com iproute2 e configurei duas rotas saíndo por 2 links
diferentes com pesos diferentes. Eu teria que criar um script (isso é mole)
pra detectar se algum link caiu e jogar a rota default para o link que está
disponível ou isso é automático? Meu medo é o chaveamento disso, pois o
servidor de e-mail não vai saber de nada, logo ele vai achar q nao consegue
falar com um determinado host e vai colocar a msg na fila.

Minhas dúvidas:

- Funciona?
- E quanto ao reverso?
- Entraria em lista de spam?
- Como ficaria o round robin do reverso?
- Tanto o DNS round robin qto a configuração com dois MXs funcionaria?

Ficaria muito grato se pudessem me ajudar.

--
Gustavo