[MASOCH-L] Problemas com OpenVPN+Quagga

Rodrigo Santos rodrigo.santos at getnet-tecnologia.com.br
Wed Jul 4 20:07:31 BRT 2007

Boa Noite Senhores,
estou enfrentando alguns problemas relacionados ao servidor OpenVPN e
gostaria de saber se alguem teria alguma dica para me passar: possuimos
alguns servidores OpenVPN configurados que possuem varios tuneis. Nesse
servidor roda o Quagga/Zebra na qual com cada um desses tuneis/neighbors
temos uma sessao BGP rodando.

O que tem frequentemente acontecido eh que em um servidor que possui 3
tuneis/3 sessoes BGP, quando um desses tuneis cai por vezes acaba afetando
as demais sessoes BGP configuradas (ficam Idle ou Active), apesar de nao
derrubar os demais tuneis.

Nesses casos, nem mesmo clear ip bgp <neighbor> in e out resolve o problema.
As vezes eh preciso reiniciar o Quagga, as vezes eh preciso derrubar os
demais tuneis em ambas as pontas para que a sessao BGP volte ao ar. (mesmo
aquelas que nao cairam mas foram afetadas pela queda de um terceiro tunel).

Alguem teria alguma dica para tentarmos resolver esse problema. Algum patch,
nova versao, qualquer dica sera bem vinda.

Quagga (version 0.99.6)
Linux Debian 3.1 Kernel 2.6.20.1

Rodrigo Santos
Systems Engineer
MCP/MCSA+Messaging/MCSE Windows 2000
MCSA/MCSE Windows 2003
Cisco Certified Network Associates (CCNA)