[MASOCH-L] RES: RES: RES: problema Wireless

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jul 3 16:08:14 BRT 2007

Lao DanTong escreveu:

> trafegar voz sobre IP também é gambiarra, no entanto...
>
> o equipamento/protocolo mais bem sucedido para uso outdoor é a família
> canopy da motorola. tem para todos as distâncias, desempnhos e preços ;-)

    Ahhh sim, Voz sobre IP pegou e ninguém discute. Mas que IP é um
péssimo protocolo pra encapsular voz, isso ninguém tem coragem de
discutir :) O overhead gerado por RTP+UDP+IP é maior que a quantidade de
informação de voz nos pacotes. No entanto ..... pegou e não tem volta :)

    Tinha (não sei se ainda tem) aquela família Tsunami da Orinoco que
virou Proxim !! Conheço provedores que usam e estão pra lá de satisfeitos.

    Mas, como você disse, o custo desses equipamentos é proibitivo pra
provedores pequenos.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues