[MASOCH-L] RES: RES: RES: problema Wireless

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Jul 3 14:48:06 BRT 2007

Renato Frederick escreveu:
> Em um grande escritório com mobilidade de telefonia sem fio o 2.4 então está
> descartado!

    Claro que não. Seus telefones sem fio podem ser 900MHz ou até mesmo
5.8GHz !!!

    Eu mesmo tenho 802.11g e tinha um telefone sem fio 2.4GHz. Nunca
percebi interferência nenhuma do telefone na rede, porém tive que
trocá-lo por um 5.8GHz porque estava pegando interferferência pra
caramba de outros telefones sem fio 2.4GHz dos vizinhos :)

    E meus vizinhos certamente não trocaram seus 2.4GHz e minha rede
2.4GHz continua funcionando perfeitamente bem.

> Curiosidade:
>
> Provedores de Internet a Rádio não utilizam o "a" por motivos de custo
> então? Vejo em cidades até 3 concorrentes usando 'b' ou 'g', com os
> problemas que vocês relataram.
> Seria uma boa saída, mas cara, já que envolve hardware nos clientes e
> estruturas específicas, certo?
> Ou a modulação que ele trabalha inviabiliza longo alcance?

    É uma saída cara que vai determinar qual provedor vai sobreviver :)
Os outros vão ficar brigando eternamente com interferência e vão sempre
oferecer um serviço instável aos seus clientes.

    Em cidades com muito uso de sem fio, grandes provedores já estão,
inclusive, utilizando equipamentos que trabalham nas mesmas frequências
dos 802.11 (2.4GHz e 5.8GHz) porém com protocolos proprietários, que
conseguem oferecer um throughput melhor, melhor 'resistência' à
interferências, etc etc. O provedor pode até continuar usando rádios
normais pra atender os clientes, porém o backbone precisa ser feito com
equipamentos melhores.

    Sobre 'A' inviabilizar longo alcance ..... a grande verdade é que
802.11A/B/G foram feitos pra indoor. Nenhum deles é correto pra outdoor.
Equipamentos pra uso outdoor geralmente trazem modificações no protocolo
ou até mesmo trabalham com protocolos proprietários !

    QUALQUER rádio A/B/G utilizado para outdoor será uma gambiarra :)

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br