[MASOCH-L] Qualidade de serviço NET x Telefônica

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Jan 2 15:15:30 BRST 2007

Eu sou cliente NET Virtua 4 Mbps, ex-cliente Telefonica Speedy, ainda
satisfeito mas não tão contente quanto no começo do produto Megaflash.

A navegação é bem ágil, reflexo (eu acho) do uplink que é limitado
pelo cable-modem a 600 kbps (exceto no de 2mega, que é 300 kbps) mas
acontece no meio físico na casa dos Mbps. Acho que é a grande vantagem
em relação ao Speedy, que é limitado fisicamente em 128 kbps, e com o
overhead ATM, não passa de 100 kbps.

No Virtua, a velocidade de download e de P2P está fortemente limitada
por controle de tráfego, e não parece que ela varie entre os produtos
de 2, 4 e 8 Mbps. Eu cheguei a testar o produto de 8 Mbps por um mês
em cortesia, e não consegui perceber diferença. Em nenhum dos casos
meu download passa muito da casa de 1 Mbps; no princípio eu suspeitei
de tuning do stack TCP, mas mesmo "tunado" o comportamento de sessões
longas é o mesmo.

O controle de cota do Virtua está infelizmente funcionando, e é muito
comum ver minha velocidade reduzida para uns 300 kbps na maior parte
do mês. É bom reparar que a cota é a soma de upload com download. Na
hora de comparar com as novas ofertas da Telefônica sem limite de GB
trafegado é bom levar isso em conta.

Rubens