[MASOCH-L] Link ideal para servidor de correio

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Feb 16 12:09:33 BRST 2007

Cesar Camargos escreveu:
> Caros,
>
> Tenho um servidor de email com 500 usuários, e um Link de 1MB (full) BrasilTelecom.
> Pela experiência de vocês este é um link adequado?

    Não existe 'link adequado' .... existem algumas premissas que você
deve cumprir, obrigatoriamente, se quer ter um servidor de correio.

    A primeira é utilizar uma conexão que te permita gerenciar o DNS
Reverso dos seus IPs ........ os links dedicados da Brasil Telecom
oferecem essa possibilidade.

    Daí pra frente, é só acompanhar a banda ! 1Mb pode ser pouco pra 100
usuários que trafegam muitos arquivos pesados por email, o dia inteiro.
Porém pode dar e sobrar pra 2000 usuários que trocam poucos emails,
basicamente emails de texto.

    Não existe regra ... é muito complicado dimensionar isso.

    Agora se você afirma que já tem o servidor rodando, então é fácil !
Tenha certeza que seu DNS Reverso está feito e além disso, acompanhe seu
circuito por alguma ferramenta de geração de gráfico de tráfego ...
MRTG, RRDTool, cacti, etc etc. Enquanto você tiver banda sobrando, seu
link é totalmente adequado pra sua situação.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br