[MASOCH-L] Conceito de Proxy

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Apr 18 13:57:33 BRT 2007

On Wed, 18 Apr 2007, Welliton Sá wrote:

> Prezados,
>
> em prova de concurso público recente, foi apresentada a seguinte afirmativa:
>
> "Proxy nada mais é do que um firewall de controle
> de aplicações, tais como SMTP, FTP, HTTP e
> outras."
>
> e essa afirmativa foi tida como verdadeira. Me corrijam se eu estiver
> errado, mas as funções de um proxy e de um firewall são bem definidas
> e distintas. Correto?

se algum dia alguém definir "firewall" então a gente pode atribuir algum
juízo de valor aí. Tomando o sentido da palavra no livro "building
internet firewalls" de E. Zwicky et al, a afirmação aí está errada, mas
tomando em sentido mais amplo, indo até o nível de aplicação, está quase
certa, porque ela não diz nada sobre para que serve um proxy.