[MASOCH-L] DNS slave automático

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Apr 16 10:35:06 BRT 2007

On Mon, 16 Apr 2007, Mauricio Bonani wrote:

> Bom dia a todos,
>
> Tenho dois servidores DNS (master e slave) com centenas de zonas
> criadas manualmente.
> Considerando que todas as zonas são subdomínios de um domínio
> principal, teria como configurar o slave para refletir automaticamente
> todas as configurações do master?

mas é exatamente isso que se espera que o slave faça. no Bind existe um
esquema de notificação, quando voce atualiza uma zona ele notifica o fato
aos slaves para que eles copiem os dados. é fundamental atualizar o número
de série do soa porque é através dele que o slave sabe que os dados foram
atualizados.

Há servidores que não usam o xfer, notadamente o djbdns, nesse caso cada
vez que atualizar um arquivo de zona, rsync o bicho para os servidores
escravos.

> Tanto configurações internas de cada zona, como também criações de novas
> zonas.

a criação de nova zona é mais complicado, pois o /etc/named.conf precisa
ser atualizado, o que voce pode fazer usando scp, seguido de um 'rndc
reconfig' no servidor escravo. tudo isso pode ser sistematizado em um
script.