[MASOCH-L] OFF-TOPIC - Arquivos criptografados

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Tue Apr 10 11:22:55 BRT 2007

> Porém para dificultar o vazamento de dados da empresa, gostaria
> de implantar algum sistema de "criptografia" nos arquivos, de
> forma que se ele for acessado de alguma máquina que não seja
> as da rede interna, o conteúdo dos arquivos nao fique exposto.

Eu acho que você esta usando o remédio de uma doença em outra.

Criptografia de dados no disco , é para evitar o  roubo ou perda do
hardware que contenha os dados , ou mesmo o simples acesso ao servidor
permita que os dados sejam visualizados.

Se voce quiser evitar que alguem de fora da rede acesse os dados,
você deve reforçar a  segurança d a rede e não nos dados fisicos no
servidor. Já que um acesso externo não autorizado a rede , normalmente
se faz passar por um acesso autorizado, assim a solução de
criptografia vai confiar que aquele é um acesso válido aos dados e
entregar o ouro para os bandidos.

Quanto ao "vazar" informações da empresa, você deve se preocupar
também com pessoas de dentro da empresa enviando dados para fora. Em
resumo, uma tarefa árdua.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas