[MASOCH-L] Interface para gerenciar iptables

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Mon Apr 2 12:57:25 BRT 2007

Ois,

	Eu tb sou da turma dos scripts... Mas o que eu costumo fazer
é "modularizar" meus scripts. Em geral tenho um script principal que
nada mais faz do que separar o trafego em chains, exemplo: internet,
intranet e DMZ. Em seguida faço scripts que populem cada uma dessas
chains. Em alguns casos mais especificos, maquinas com muitas regras
especiais ganham as suas proprias chains. O legal disso é que vc pode
mudar facilmente todas as regras de uma determinada chain, sem afetar o
trafego do resto do firewall.

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br

  Programmers that do not comprehend the Tao are always running out of
time and space for their programs. Programmers that comprehend the Tao
always have enough time and space to accomplish their goals.
  How could it be otherwise?
						The Tao Of Programing