[MASOCH-L] Backup completo de servidor

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Thu Sep 28 13:41:11 BRT 2006

> É viavel fazer backup de todo o disco do servidor linux,
> em um disco secundario ou em fita, e, no caso de
> troca do disco por um novo(vazio), restaurar tudo,
> sem precisar reinstalar o SO e aplicativos, para ter
> o servidor no ar em poucas horas, no mesmo estado
> anterior à falha? Voces fazem isso?

Eu acho viavel e faco sim, mas não com frequencia, ja que os programas
e configurações de meus servidores raramente mudam, eu faço backup
via um script mas chamo ele manualmente, faco isso quando instalo
patchs ou mudo config ou depois de um tempo, faco o script gerar com a
data do dia , assim se eu preciso restaurar sei facilmente que o
servidor pode voltar aquele estado do dia X em termos de config.

Voce pode facilmente coloca isso no cron semanal ou ate mesmo mensal
já e uma boa pedida, eu uso o bom e velho tar para isso. Eu tenho uma
fita so pra isso, o SO dos servidores, que como uso slackware acaba
ficando bem compacto, tipo 150-200 Mega para cada Servidor.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas