Re: [MASOCH-L] Xen em servidores de produção [Agradecimento]

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Tue Sep 19 22:13:50 BRT 2006

OI,

Eu tenho usado o xen, embora não em ambiente de produção. Mas talvez um
pouco da minha experiencia te ajude. Eu uso em casa mesmo e o objetivo foi
"consolidar" servidores. Ao invés de ter um firewall, e os tradicionais
servidore web, etc, etc de testes.  Resolvi testar o xen.  A principio o que
me atraiu foi a praticidade de  "quero testar  X coisa", cria-se uma maquina
virtual e testa, sem no entanto ter que ter um super-hardware para aguentar
o vmware.

Acabei construindo um setup de xen relativamente complexo, com direito a um
firewall rodando em uma maquina virtual, um servidor de arquivos, um
asterisk,  e um servidor web, fora outras maquinas ocasionais. Esses
servidores ficaram divididos em uma "dmz" e uma "intranet". O que eu achei
mais legal do xen é a possibilidade de vc dar controle de um determinado
dispositivo para a maquina virtual. Assim, meu firewall tem o controle de
duas interfaces de rede, o asterisk tem o controle da placa FXO e o servidor
de arquivos da interface SATA (o resto do sistema ta num disco IDE).

Hj se eu fosse fazer tudo de novo talvez optasse pelo openvz. principalmente
pela questao do gerenciamento de memoria. No final das contas fazendo um
rapido comparativo entre as tres opcoes disponiveis gratuitamente temos:

vmware - virtualiza tudo, vc consegue rodar um sistema nele sem qualquer
alteracação. O hardware é virtualizado, vc nao consegue acessar diretamente
o "hardware verdadeiro". Ouvi relatos de problemas com interfaces usb.

XEN - virtualiza varias coisas, mas o sistema que vai rodar nele precisa ser
modificado (a nao ser que vc tenha um hardware especial). A maquina virtual
pode acessar hardware real. É possivel fazer migraçaõ de maquinas virtuais
com elas rodando!

openvz - patch para o kernel. só roda linux dentro de linux (embora possa
rodar distros diferentes). Funciona como um "super jail", faz melhor uso dos
recursos do sistema. Provavelmente se num determinado sistema com xen vc
consegue rodar X maquinas virtuais, no openvz vc consegue muito mais. Tem um
esquema de migracao de maquinas virtuais, mas nao tao automatico quanto o
xen.

Enfim... qual utilizar vai depender do que vc quer fazer.

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP