[MASOCH-L] Xen em servidores de produção

David Verzolla dverzolla at fcl.com.br
Tue Sep 19 15:02:42 BRT 2006

Fabrício Barros Cabral wrote:
> Olá todos!
>
> Gostaria de saber aqui na lista quem está usando o Xen em servidores de
> produção. E quem estiver, gostaria de saber:
>
> 1) Qual a razão (técnica e/ou econômica) o levou a usar o Xen?

Tínhamos 4 máquinas PIII com pouco uso. Compramos um Dell PowerEdge 2850
Dual Xeon 3.4Ghz com 4G RAM, instamos o Xen em um Debian. E
virtualizamos as 4 máquinas em uma só. Econômia de espaço e melhor
'manuseio' dos 'equipamentos'.
> 2) Está usando Linux ou FreeBSD? Se for Linux, qual
> distribuição/versão/kernel?

# uname -a
Linux server 2.6.16-xen0 #9 SMP Fri Aug 4 13:19:36 GMT+3 2006 i686 GNU/Linux
# cat /etc/debian_version
3.1

> 3) Quantas máquinas virtuais e que sistema operacional elas estão
> rodando?

4 Máquinas.
Debian e Slackware.
> 4) Quais serviços essas máquinas virtuais estão rodando?

Apache, Webtrends (esse gosta de RAM/CPU), MySQL, Oracle (com pouco uso).
> 5) Você está satisfeito com o resultado final? (com relação a
> estabilidade, performance, segurança)

Sim, satisfeito a ponto de comprar mais um servidor com 12G de RAM e
virtualizar mais máquinas.
O que mais me deixou satisfeito foi a questão de poder migrar os
servidores antigos com um simples dd, criando imagem dos servidores
antigos e inicializando-os no Xen, SEM PROBLEMA ALGUM, apenas
recompilando o Kernel das máquinas virtuais.
A questão de poder fazer backup das imagens e qualquer problema no
servidor, subir as imagens sem problema algum também ajudou na decisão
de utilizá-lo.
Velocidade: as máquinas estão com performance MUITO boa. Não fiz
benchmark, mas os usuários perceberam mudança significativa.
Para ter idéia minha máquina com Webtrends processa logs de 5G
diariamente. Quem tem webtrends sabe o que isso significa.

> Agradeço antecipadamente a todos,
>
> --fx
[]'s
DV