[MASOCH-L] Fwd: senderbase.org

Nützmann Listas lists at nutzmann.net
Sun Oct 29 18:42:35 BRT 2006

A pontuação do senderbase.org é computada a partir de vários fatores, entre
eles posicionamento em diversas RBLs, características de outros IPs do mesmo
bloco, reputação dos blocos da entidade detentora do bloco do qual um IP faz
parte....
Além do histórico do próprio IP. Exemplo: IPs do terra ou do uol
automaticamente já vem com reputação ruinzinha, graças às quantidades de
SPAM que é enviado de IPs dos blocos dessas entidades...
Há vários outros fatores, provavelmente eu não saberia detalhar todos.

A partir disso tudo é atribuída uma nota (a reputação), e os appliances
IronPort, através de uma query similar à DNS para todo IP de onde recebem
mensagem. Daí aplicam as regras (whitelist, blacklist e graylist) de acordo
com a configuração do administrador local.

Emails na graylist geralmente passam por mais um nível de antispam, mas isso
é um módulo dependente de licença opcional.

Bom, na prática isso não ajuda nada. Ao que interessa:

Recomendo vc pesquisar teu IP, bloco e entidade detentora não só no
senderbase.org, mas em todos RBLs que vc puder, principalmente o Spamcop.

Pra subir na reputação, o próprio senderbase.org fala:

If you are an email sender that found this page after you got a 'bounce'
message stating that your message did not get delivered, please be aware
that www.senderbase.org is not the source of the block. SenderBase is a
reporting tool used by network administrators to investigate traffic flows
over the Internet and does not operate a blacklist.

If you were referred here from www.spamcop.net, it is possible that the IP
address of your mail server is currently listed on the SpamCop blacklist.
Please read: http://www.spamcop.net/fom-serve/cache/298.html for more
information on getting de-listed from the SpamCop blacklist.

Boa sorte.

[]'s

Rodolfo Nützmann

http://nutzmann.net