[MASOCH-L] RES: RES: RES: RES: servidor de email + spam

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Nov 16 17:33:18 BRST 2006

O sa-learn analisa diversos fatores da mensagem, como o conteudo, o subject,
etc etc etc. se ele analisasse somente por remente/destinatário seria
inútil, já que os spammers a muito tempo sabem, muito bem, forjar ambos.

É importante que seu cliente de email encaminhe a mensagem corretamente. Por
ex, alguns Outlook da vida bagunçam a mensagem de forma a deixá-la
totalmente diferente da original(HTML alí, TNEF acolá, etc etc).

Já notei que o Outlook Express, ao encaminhar uma mensagem de spam com muito
HTML, imagens embutidas, etc etc costuma quebrá-la.

Mas, a principio, após várias análises enviadas pelos meus clientes, o
aprendizado do spamassassin tem se mostrado eficaz.

De qualquer maneira, ainda acho que a solução melhor, caso o cliente utilize
webmail/imap é criar uma pasta "spam" e "nospam", para que ele jogue lá as
mensagens não detectadas e falso positivos e a partir daí um shell script
faça o aprendizado. É mais garantido, já que as mensagens ficarão intactas.