[MASOCH-L] problema com ntp: relógio que atrasa muito

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed May 31 12:28:18 BRT 2006

Alo Danton,

On Wed, May 31, 2006 at 11:54:14AM -0300, Lao DanTong wrote:
> Tenho um computador novo que funciona muito bem exceto pelo relógio
> interno que está atrasando consideravelmente, a ponto de fazer o ntpd se
> perder e nem conseguir fazer a estimativa do 'drift'. o bicho chega a
> atrasar mais de um segundo por minuto! além de jogá-lo fora o que posso
> fazer para que o ntp funcione e ajuste essa porcaria de relógio?

Tenho tido experiencias muito positivas com o OpenNTPD; nao sei se ele
vai operar melhor na situacao acima do que o classico xntpd (que imagino
que seja o programa que voce esteja usando), mas eu diria que e' uma
forte possibilidade.

A URL do OpenNTPD e' http://www.openntpd.org/; minha adaptacao do
dito cujo para formato RPM em ambiente Linux EL4 pode ser achada aqui:
http://www.durval.com.br/RPMS/el4/openntpd/

Outra solucao (desculpe) e' trocar a placa-mae: essa estoria de relogio
atrasar cheira fortemente a "skew" no timer da placa-mae usado para
gerar a interrupcao de relogio, e muito provavelmente vai ter outros
impactos malignos, mesmo que ate' agora voce nao tenha detectado nenhum
problema ate' agora...

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)