[MASOCH-L] QOS

Thomas Britis thomas at tcnet.com.br
Tue May 23 20:08:11 BRT 2006

Senhores,

	Não sei se é o melhor lugar para perguntar, mas aí vai.

	Estou com uma certa dificuldade em setar uma priorização de tráfego em
um link de internet.

	Tenho o seguinte cenário:

	internet - eth0 <-> eth1 - lan

	Entre a lan e a internet (além de outras coisas) tenho um firewall
rodando linux (esse da eth0 e eth1) e preciso priorizar o tráfego desse
link.
	Tentei fazer utilizando htb e, utilizei as seguintes regras:

tc qdisc del dev eth1 root
tc qdisc del dev eth1 ingress
tc qdisc add dev eth1 root handle 1: htb default 20
tc qdisc add dev eth1 parent 1: classid 1:1 htb rate 512kbit

iptables -t mangle -N QOS
iptables -t mangle -A POSTROUTING -j QOS

tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:10 htb rate 384kbit ceil
512kbit prio 0
tc qdisc add dev eth1 parent 1:10 handle 10: sfq perturb 10
iptables -t mangle -A QOS -p tcp --dport 80 -j CLASSIFY --set-class 1:10
iptables -t mangle -A QOS -p tcp --dport 80 -j RETURN

tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:20 htb rate 1kbit ceil
512kbit prio 2
tc qdisc add dev eth1 parent 1:20 handle 20: sfq perturb 10
iptables -t mangle -A QOS -j CLASSIFY --set-class 1:20

	Porém, não funciona. O tráfego tcp:80 não é priorizado.

	Alguém tem alguma dica?

	Obrigado.

--
Thomas Storino Britis
TCNet Informatica e Telecomunicacoes LTDA