[MASOCH-L] Duvida entre Juniper X ?

Gelson Dias Santos gelson.santos at metaverse.com.br
Sun May 21 10:25:01 BRT 2006

    No passado usei Checkpoint e sempre achei ele excelente: interface
extremamente amigável, performático e você ainda pode escolher entre
applicance (Nokia) ou instalar em um Unix ou Windows. Continua sendo uma
excelente opção, porém com o passar do tempo o Linux/IPtables evoluiu
muito e, para instalações não muito complexas (e sem $$$) pode
substituir com vantagens um checkpoint. A opção de usar a interface
fwbuilder (versao free ou comercial) então resolveu todas as questões de
usabilidade do iptables
    Atualmente onte trabalho usamos PIX. É um excelente produto para
quem faz questão de appliance. O fabricante dispensa comentários quanto
a qualidade e suporte. No inicio a interface grafica era ruim, e a
maioria do pessoal acostumado com routers cisco simplesmente a ignorava
e usavam a linha de comando mesmo. Continua sendo possivel fazer isso,
mas a gerencia grafica evoluiu muito e esta realmente utilizável. E
olhem que eu sou um dos caras que prefere a CLI do IOS...
    Outra vantagem é que tem PIX de todos os tamanhos, desde o 501 para
pequenos escritorios até os 535 para grandes ambientes.

    Gelson