Re: [MASOCH-L] Servidor de Impressão e Controle de Cópias por usuário

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Wed Mar 8 16:24:08 BRT 2006

Em 08/03/06, Edison Bortolin<edison at coslinux.com.br> escreveu:
> Olá,
>
> Preciso de um servidor de impressão, em Linux, que limite a quantidade
> de cópias que um usuário pode efetuar e forneça uma relatório
> estatístico. Alguém conhece alguma solução assim ?

O cups faz isto , eu ja vi um frontend para facilitar os relatorios
que voce pode extrair , eu nao lembro o nome do frontend, baixamos da
net na epoca, foi usado em uma solucao para um hotel que
disponibilizava a impressora e depois imprimia um relatiorio de tudo o
que foi impresso , na época eu lembro que não tinha como saber o
numero de paginas impressas, por que o servidor de impressão não tinha
esta informação , só o número de bytes de cada arquivo,  pode ser que
hoje tenha um outro meio.  Isto era colhido do log do cups.

O script era perl e de facil modificação, o google pode de ajudar melhor.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas