[MASOCH-L] Medindo disponibilidade de sistemas

Cesar Camargos cesar at brasilsulnet.com.br
Wed Jun 21 11:10:18 BRT 2006

Caros,

Preciso da ajuda de voces para o seguinte:
Na empresa que trabalho estamos criando indicadores para medir a
disponibilidade de nossos servidores e sistemas.

Inicialmente vamos somente medir a nossa disponibilidade, exemplo:
Servidor Web teve 99% de disponibilidade por mes/ano
Servidor Arquivos teve 98% de disponibilidade ...

Apos esta medida, nos vamos definir os indices que sao ideias e o que
devemos fazer para alcanca-los.

A minha empresa possui 700 usuarios internos, que trabalham em 1 turno,
horario comercial, exceto o servidor WEB que possui a pagina Institucional
todos os outros servidores necessitam estar disponiveis somente no horario
comercial, posso realizar manutencoes em um fim de semana sem problemas.

Basicamente o que preciso e de informacoes sobre melhores praticas
relacionadas a medicao de alta disponibilidade, desde metodologia ate
ferramentas disponiveis para arquivar logs.

Ja estou estudando na Web documentos sobre o assuntos, assim que tiver
duvidas mais pontuais entro em contato.

Obrigado.

Ate
Cesar Camargos