[MASOCH-L] SIP GATEWAY

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Jun 19 21:25:56 BRT 2006

On Mon, 19 Jun 2006, marcos wrote:

> vc esta usando somente telefones voip ou esta usando
> soft fone tb ???

ambos.

> qual a velocidade da sua rede ???

há vários segmentos, é difícil responder.

> vc esta usando qos e/ou tos ???
> como vc esta priorizando o trafego voip ???

sim. pacotes marcados com iptables. tudo em linux.

> vc ja pesquisou alguma coisa sobre redundancia no
> asterisk ???

sim, o pabx reserva deve chegar assim que haja dinheiro para pagá-lo ;-)

mas esse negócio de redundância é muito complicado. antes de tornar
qualquer coisa redundate é necessário verificar se realmente a gente tem
ganho em confiabilidade. para isso é necessário analisar todo o sistema
quantitativamente, pois, contra-intuitivamente por vezes a adição de
sistemas redundantes REDUZ a confiabilidade (na situação em que a
confiabilidade de cada sistema é maior que a dos elementos de ligação). de
modo geral o pessoal vai falando em redundância sem fazer qualquer análise
quantitativa, usando um procedimento como o do MIL-HDBK-217E. eu fico
muito com o pé atrás quando falam em redundância sem argumentos
quantitativos.