[MASOCH-L] Regras avançadas no Postfix

Fernando Ulisses dos Santos ferulisses at linkway.com.br
Wed Jul 26 17:01:01 BRT 2006

Olá,

Alguém conhece alguma forma de escrever regras "mais avançadas" no
Postfix, como se fossem as ACLs do Squid?

Eu sei que dá pra fazer alguma coisa no header_checks e no body_checks,
mas são muito limitadas, o comando "if" que tem lá funciona de forma
estranha:
------------------------------
if !/^From: fernando at dominio.com.br/
/^Subject: .*teste/ REJECT assunto proibido
endif
------------------------------

Esse exemplo rejeita tudo que for de Fernando com assunto teste, mas tem
que colocar o "!" pra funcionar, não entendo, é o contrário :-)

Tenho um cliente querendo fazer umas regras assim:
1 - fulano at dominio.com.br pode enviar e receber anexos de qualquer tipo
2 - para todos os outros, são bloqueados .exe, .com, .pif, .avi, .pps,
.mpg, .mpeg, .wmv
3 - variascontas at dominio.com.br podem enviar e receber e-mail externo
4 - variasoutrascontas at dominio.com.br podem enviar e receber somente
e-mail para o domínio interno
5 - o que vier de fora para o variasoutrascontas at dominio.com.br vai para
o administrador
6 - o que o producao at dominio.com.br quiser mandar pra fora vai cópia pro
chefe dele
7 - todo o resto que não for previsto vai parar na conta
informatica at dominio.com.br pra decidirem o que fazer

Sei que dá para fazer relativamente simples a regra 4 e 3, mas fazer as
regras 1 e 2 é masoquismo no header_checks e body_checks, e as regras 5,
6 e 7 nem imagino como escrever

Vi alguma coisa sobre filtros, mas só achei um exemplo na documentação
no FILTER_README, fica difícil escrever um programa para tratar dessas
coisas.

Ps. as regras tem que ser pra entrada e saída, então usar o procmail de
forma convencional não resolve.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br
Certificado Linux LPIC-1

Antes de imprimir pense em sua responsabilidade
e compromisso com o meio ambiente.