[MASOCH-L] Compartilhamento de Arquivos

Felipe Kellermann stdfk at terra.com.br
Wed Jul 19 22:18:51 BRT 2006

On Wed, 19 Jul 2006 7:21pm  -0300, Jeronimo Zucco wrote:

> Ou alguma coisa como o Havai, que além de arquivos ele compartilha todos
> os serviços da sua rede?
>
> http://avahi.org

Jeronimo,

Avahi implementa Zeroconf e ele não compartilha nada, ele só faz anúncios
de recursos na rede. Uma possibilidade comum hoje em dia, que o GNOME e o
MacOSX fazem, é disponibilizar sharing via WebDAV e anunciar isto na rede
via Zeroconf.

% avahi-browse -a
+ eth1 IPv6 Pagina do Felipe Kellermann                   Web Site             local
+ eth1 IPv4 Pagina do Felipe Kellermann                   Web Site             local
+ eth1 IPv6 FelipeK Banshee @ Cinder                      iTunes Audio Access  local
+ eth1 IPv4 FelipeK Banshee @ Cinder                      iTunes Audio Access  local
+ eth1 IPv4 Otavio's Music                                iTunes Audio Access  local
+ eth1 IPv6 cinder [00:16:6f:48:ff:ff]                    Workstation          local
+ eth1 IPv4 cinder [00:16:6f:48:ff:ff]                    Workstation          local
+ eth1 IPv6 felipek's public files on cinder              WebDAV File Share    local
+ eth1 IPv4 felipek's public files on cinder              WebDAV File Share    local

Ambos os sistemas têm suporte a WebDAV por padrão. Parece-me que o Windows
também tem algum suporte, eu não sem bem.

Recomendo o uso de WebDAV. Apache pode ser usado (GNOME usa o próprio
Apache) para fazer as publicações/sharing. Usando Zeroconf pode ficar
simples para fazer os anúncios de sharing pela rede.

--
Felipe Kellermann