[MASOCH-L] Qmail RBL somente para delivery

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Sun Jul 16 12:02:00 BRT 2006

On Sun, 16 Jul 2006, Marcelo Marques Pinheiro wrote:

> Bom dia,
>
> Estou utilizando um controle de RBL no meu Qmail, mas ele esta global
> (Relay e Delivery), sendo assim quem utiliza esse servidor de email pra
> enviar mesmo que autenticado, o email não sai se o IP desta pessoa
> constar na blacklist, muito comum nos speedy da vida !

considerando que no arranjo do qmail a consulta às listas negras acontece
ANTES do qmail-smtpd assumir o controle, vejo duas soluções:

1. (que eu uso) abro duas portas, a 25/tcp em que o arranjo é exatamente
como você faz. esta serve somente para mensagens recebidas, nunca para
retransmitir. a outra porta é a 587/tcp e nesta o qmail-smtpd roda sem
o rblsmtpd. os usuários são instruídos a usar a porta 587 para enviar
e-mail para fora.

2. modifique o rblsmtpd para não cortar a conexão quando o IP do outro
lado estiver na lista negra, mas sim setar uma variável ambiental
indicando o fato. modifique o qmail-smtpd para checar esta variável
ambiental caso o usuário não tenha autenticado.

uma terceira solução é mudar para outro MTA. ;-)