[MASOCH-L] 2 links em 1 server

Marcos Dutra macdutra at gmail.com
Tue Jul 11 15:32:53 BRT 2006

Olá pessoal,

Tenho 2 links, 1 speedy corp e 1 virtua corp e queria utilizar eles da
seguinte maneira
- Tenho 1 servidor linux que receberia o sppedy e o virtua + a minha rede
interna, com isso utilizei 3 placas
- eth0 - rede interna - 192.168.0.X
- eth1 - virtua - 201.1.1.1
- eth2 - speedy - 200.2.2.2

Fiz um nat para que toda a saída da rede interna fosse pelo link do virtua.
Além disso eu peguei uma máquina interna minha por exemplo
192.168.0.111aonde tenho um apache e fiz um redirect do ip do speedy
para ele, então se
eu digitar no navegador 200.2.2.2 ele vai me mostrar o conteúdo do apache.
Usei as regras de advanced route que eu achei na net e tutoriais como no
site da rnp, porém eu tenho o seguinte problema:

Quando eu tento sair para a internet da máquina 192.168.0.111 utilizando a
placa do speedy, parece que eu fico bloqueado e não consigo tráfego, mas se
eu deixar ele sair pela placa do vírtua, vai normal, alguém tem alguma
idéia?

Abaixo o que eu fiz como implementação.

1 - criei dentro do /etc/iproute2/rt_tables - 200 speedy

2- ip route add default dev eth2 via 200.2.2.1 table speedy  -  adicionei a
rota para o speedy

3 - * *iptables -t mangle -I PREROUTING -i eth0 -p tcp -s
192.168.0.111/32-j MARK --set-mark 1

4 - ip rule add fwmark 1 lookup speedy  -  Adiciono a regra para a rota
speedy

5 - ip route flush cache  -  Limpo o cache da tabela de roteamento.

Abraços
Marcos