[MASOCH-L] permissões para mais de um usuario

Aslan Carlos aslan at digirati.com.br
Tue Jul 4 10:41:50 BRT 2006

David,

Dependendo da forma de acesso, existe a opção por grupo, adicionando
cada usuário que deverá ter acesso a pasta no grupo que terá permissão
de escrita e leitura dentro da pasta em questão.

vide os comandos:
- gpasswd (adiciona usuários a um determinado grupo)
gpasswd -a usuario grupo

groupadd -> adiciona grupo.
groupadd webdev ) adiciona o grupo webdev no sistema

useradd -> adiciona usuário.
useradd -g (grupo default) -G webdev,users,admin (grupos adicionais)
usuario.

chmod ,chgrp e chown para acertar as permissoes das pastas..

lembrando que sempre vale a pena dar um man 'comando' antes para
conhecer melhor

dando um ls -l vc vera na primeira coluna algo parecido com
-rwxr-xr-x

(Numerando da esquerda para Direita cada campo)

1  - Tipo do arquivo (d,f,b)
2  - Read 		| Permissões para Dono do arquivo
3  - Write		| Permissões para Dono do arquivo
4  - Execute		| Permissões para Dono do arquivo
5  - Read 		| Permissões para Grupo dono do arquivo
6  - Write		| Permissões para Grupo dono do arquivo
7  - Execute		| Permissões para Grupo dono do arquivo
8  - Read 		| Permissões para Outro grupo ou usuário
9  - Write		| Permissões para Outro grupo ou usuário
10 - Execute		| Permissões para Outro grupo ou usuário

[]'s

Aslan Carlos
Administração de Redes e Servidores
K8 Networks, Digirati Networks , Hostnet Networks
http://www.digirati.com.br | http://www.hostnet.com.br