[MASOCH-L] Roteamento dentro do Squid

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Fri Jan 6 11:16:37 BRST 2006

Guilherme escreveu:

>  Pessoal, algué já usou o recurso de roteamento dentro d squid?
>O recurso é o seguinte: (dentro do squid.conf)
>tcp_outgoing_address 200.217.12.221 (esse ip é de um segundo link de internet)
>
>Eu até configurei ele e aparentemente não da erro algum, mas infelizmente da time-out na conexão!!! Existem mais recursos importantes dentro dessa tag como o desvio de tráfego de download de .zip .mp3 .exe .avi .iso para um segundo link, deixando o primeiro somente para tráfego de html, php, cgi, etc..

    Olá Guilherme ..... utilizo o tcp_outgoing_address do squid em
diversas situações de redes complexas, squid com 6 placas de rede, 2-3
conexões internet .... aí acaba que de vez em quando tenho que ensinar
ele com qual endereço sair pra cada rede.

    Mas acredito que você está cometendo um equívoco ...... o comando
tcp_outgoing_address não faz ROTEAMENTO não. Ele simplesmente determina
com qual endereço de origem a requisição será gerada pelo squid, ao
invés de deixar essa decisão pro linux. Como rotear cada um dos seus
endereços IPs ??? Isso é problema do roteamento do linux, o squid não
quer nem saber disso e até onde eu sei, nem tem jeito de interferir. Ele
só força o uso de um determinado endereço de origem e nada mais.

    Para situações de 2 links internet, você vai ter, obrigatoriamente,
de usar roteamento baseado em origem ao invés de roteamento clássico por
destino.

    Dê uma olhada nesse documento, Roteamento Avançado em Linux, item 6,
Roteamento Avançado: roteamento pela origem e NAT

http://www.rnp.br/newsgen/0201/roteamento_linux.html

    e também http://lartc.org/howto/, Linux Advanced Routing & Traffic
Control HOWTO ... o que te interessa aqui é o Advanced Routing, esqueça
Traffic Control

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues