[MASOCH-L] RES: DNS Reverso

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Tue Feb 28 09:04:34 BRT 2006

Danton,

Eu recomendaria, até para o bem da infra-estrutura (leia-se, também, DNS) da
Internet brasileira (um caos - por falta de conhecimento), que você fosse um
pouco mais didático em relação à questão original (sub-redes de uma classe C
x delegação).

Mas, por favor, não deixe de explicar como "canal" entra na história.

As limitações de conhecimento são naturais nessa área, mas os menos dotados
(no qual me incluo), e muitos ficariam agradecidos se os procedimentos
contidos no Registro.br fossem especificados. Andei procurando por lá, mas
não encontrei nada a respeito, exceto a referência a RFC2317 e a designação
de blocos menores do que uma classe C, consistente com o que eu disse.
Aliás, foi até bom ir lá, para lembrar-me de que o conceito de classe C não
é mais como antigamente. Hoje em dia, a recomendação é falar em blocos /24,
claro, muito mais adequado!

DNS e seus respectivos servidores, constituem um dos mais importantes
componentes da Internet e, no Brasil, ela já não funciona bem, grande parte
por falta de esclarecimentos e habilidades mínimas nas configurações. É o
caos ao qual me referi no primeiro parágrafo. Usando uma ferramenta simples
(http://www.dnsstuff.com/pages/expert.htm) e uns 5 minutos de pesquisas
podemos constatar o caos. Compare os resultados com o domínio registro.br,
por exemplo: http://www.dnsreport.com/tools/dnsreport.ch?domain=registro.br
. Naturalmente, as configurações do domínio registro.br vão além do que
vemos, em pesquisas dessa natureza. Tenho certeza, que o "master" deles está
escondido. Mesmo não se aplicando ao contexto da questão aqui debatida, os
reversos dos IP´s do Registro.br estão impecáveis!

Reverso no Brasil é o reverso da proposta técnica! Meus servidores de e-mail
são servidores frustrados. Ou se comportam à margem das especificações
técnicas ou nenhum de meus clientes recebe e-mail. São os reversos,
impeditivos da eficácia do pessoal de segurança. Reversos são componentes
permanentes do pesadelo do pessoal de segurança! Somente três razões para a
não existência de reversos: má fé, falta de conhecimento técnico e preguiça
(corruptela de irresponsabilidade profissional). Geralmente, o último caso
se aplica a DNS em geral e suas vergonhosas configurações. Um bom exemplo,
como não se bastasse o fato de o mínimo de dois servidores de DNS estarem na
mesma rede, uma representativa e irresponsável comunidade, usa os dois
servidores na mesma máquina!

Portanto, quando mais pudermos esclarecer, ganhamos todos. Se não é um justo
prêmio para nós, ganha sem dúvida, a Internet brasileira.

Eu, pessoalmente, ficaria grato em desfazer meus equívocos. Até porque,
detestaria estar amplificando-os aqui na lista.

[]'s

Julião
---
Pegasus®
12-8141-9836* / 31-9252-2325 / 37-3433-1011
Sistemas Autônomos, Empresas Autônomas
http://www.telesa.com.br/sa_ea/

> Pessoal,
>
> Delegar uma classe C? Concessionária delegar sub-redes de IP?
>
> Não seria, por acaso, publicar (no primeiro caso)?

é delegar, sim, não mistura canal. veja o procedimento em registro.br.