RES: [MASOCH-L] Catalogação dos Computadores

Lucio de Aquino Marinho aquino at ECOSISTEMAS.COM.BR
Wed Feb 1 12:44:08 BRST 2006

 Uma boa recomendação seria

1 - Fazer um inventario da Rede :

   O inventario da rede é necessário para você saber exatamente o que você tem para administrar.
Segundo o Itil ( IT  Infra  Estructure Library ) , manual de boas praticas , isso seria a primeira coisa
a se fazer , o gerenciamento de configuração , nele estariam incluidos o mapa da rede , os nomes e/ou ips das
estações , configurações dos servidores e estações e por ai vai . A "granularidade" , este é o termo usado pelo Itil ,
voce decidiria de acordo com as suas necessidades .

2 - Serviço de Helpdesk

 Ha algum tempo venho fazendo alguns testes com o ocomon http://ocomonphp.sourceforge.net/ , é um software que está
amadurecendo bastante e a sua lista é bem ativa , nele alem de poder " cadastrar " todos os componentes da sua rede ,
é possivel consultar o historico de chamados em relação a cada "etiqueta" que estaria no equipamento , alem de controlar SLAs por cliente e possibilitar que o proprio cliente abra um chamado , o que é muito bom para alguns casos . Nao esquecendo , muitos , muitos relatorios e a possibilidade de mexer bastante neles

3 - Manutenção preventiva

 Para as estações , creio que de 6 em 6 meses esteja ok , é possivel planejar sei la , umas duas por semana e ao final de 6 meses voltar a primeira , limpeza basica , tirar a poeira acululada , limpar os contatos , etc . Para os servidores creio que voce tenha que ter um cuidado a mais , mas verificar espaço em disco , logs , etc , creio que isso possa ser ate diario

Obs : tenho algum material do Itil , na minha pagina , voce pode entrar la pra dar uma olhada

 http://www.fibertec.com.br/Itil/

Espero ter contribuido

Atenciosamente
Lucio de Aquino Marinho