[MASOCH-L] Squid + Restrições Webmail

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Tue Dec 12 15:42:33 BRST 2006

    Nunca fiz, mas a princípio é possível sim. Bastaria criar algumas
regras restringindo os POSTs às URLs exatas que os webmails utilizam e
provavelmente você conseguiria impedir que uploads sejam feitos.

    Ou não ..... nunca tentei fazer isso.

    Em todo caso, eu vejo grandes problemas com essa idéia.

    Mesmo que você consiga fazer as regras ..... se o sistema dos
webmails mudarem uma vírgula, pode ser que suas regras parem de bloquear
e, de uma hora pra outra, todo mundo consiga fazer upload de novo.

    Segundo ..... se segurança é uma preocupação de fato, então emails
externos devem ser totalmente barrados e não somente upload de arquivos.
Upload não pode .... mas baixar um .pif com vírus que o cara recebeu no
Yahoo pode ??? Não deveria.

    Quando clientes me pedem esse tipo de coisa, sou inflexível. Email
só o da empresa, porque nele eu tenho antivirus, antispam e tenho o
direito de fazer auditoria do jeito que eu quiser. Mesmo que você
consiga restringir hotmail, ainda assim a informação correrá livre lá,
já que você não consegue auditar. Se usa o email da empresa, hospedado
num servidor que você controla, você pode fazer tudo até mesmo pegar
cópias das mensagens.

    Sugiro que você repense essa idéia, apesar de que com um pouquinho
de trabalho, acredito que ela possa ser implementada sim.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br