[MASOCH-L] [off-topic] dir_index ext3

david@infonet.com.br david at infonet.com.br
Wed Aug 30 11:25:42 BRT 2006

Prezados,

  Estou querendo habilitar a flag "dir_index" em uma partição ext3 existente. Como após a
habilitação da flag a indexação só valerá para arquivos criados após aquele momento,
terei que executar o comando e2fsck -D para que seja feita a indexação em todo o
filesystem.
  Gostaria de saber de alguém da lista que talvez já tenha passado por essa experiência:

- Estimativa de tempo para se realizar o processo de indexação, sei que é um processo
dinâmico, depende muito do número de arquivos na partição. Mas seria uma estimativa por
alto mesmo. A partição tem hoje 250Gb ocupados, se compõe de diretórios no formato
maildir.

- Estimativa de tempo para o processo reverso (remover a indexação)

- Estimativa de quanto o mais de espaço em disco seria gasto com esse processo, já que a
indexação é gravada no diretório, tenho somente 12Gb livres.

David Magno Santos de Almeida
Suporte Técnico
InfoNet - Soluções Internet
david at infonet.com.br